Aquilo que se pensa


Marionetes

Candidatos famosos viram bonecos na mão de partidos

           Reta final. No próximo domingo será a votação das eleições 2010 que, sem dúvida, foi marcada pelo grande número de candidatos famosos sem nenhum curriculo político. Mas o que esse fato mostra é a estratégia dos partidos políticos que sem nenhum pudor lançam esse tipo de candidatos. Os puxadores de votos carregam seus partidos nas costas alavancando os outros candidatos ao poder e rezando suas cartilhas.

          Ao se eleger um candidato com números expressivos, o partido consegue por meio do chamado quociente eleitoral ( soma de votos dos candidatos e da legenda dividida pelo número de vagas a que cada Estado tem direito) eleger outros candidatos com números de votos bem menores. Assim, ter candidatos famosos no partido pode ser benéfico. Esse fato só aumenta o fenômeno de candidatos cacarecos como por exemplo o humorista Tiririca, que se for eleito, pode carregar ao poder mais cinco outros candidatos. Esse fato é bem mais comum do que  parece. O estilista Clodovil Hernandes quando foi eleito com mais de 500 mil votos abriu as portas para Paes de Lira. A curiosidade desse fato é que Clodovil era homossexual assumido e Lira é um convervador contrário ao casamento gay.

          Outro problema que ocorre na eleição desses candidatos é que na maioria das vezes eles não tem nenhum conhecimentro sobre política e muito menos sobre o que fazer nos seus cargos. Assim seguem os caciques dos partidos e vem somente os interesses relativos a eles. O que pode acontecer com o Tiririca que diz não saber o que faz um deputado quando for eleito para esse cargo? Parece que o tempo voltou ao coronelismo e que os candidatos famosos estão com o cabresto apertado. Ou melhor, o show de marionetes vai começar. Pegue sua pipoca e assista ao espetáculo de horrores. E o povo que os elegeram? Certamente ficam a ver navios na realidade dura fora da Camara, Senado e do Planalto.

         

 

 



Escrito por Anna Fernandes às 00h03
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Mulher, Arte e cultura, Livros
Histórico
Outros sites
  Blog Velho Tempo Novo
  Meu twitter
  UOL - O melhor conteúdo
  Revista Piauí
  Escola Virtual
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog