Aquilo que se pensa


O perigo de morar na rua

 

Assassinatos em série de moradores de rua são crimes de ódio

 

 

                    Treze anos após o assassinato de um índio pataxó nas ruas de Brasília, mortes de moradores de rua ainda enchem os noticiários. São crimes que podem ter algo em comum: o ódio e a dessemelhança dos assassinos em relação às vitimas, o que torna ainda mais perigosa a sobrevivência nas ruas do país.

                   

                     Em 1997, o índio Galdino dos Santos foi queimado vivo enquanto dormia em Brasília. O crime foi praticado por cinco jovens de classe média alta que acharam que ele era um mendigo e alegaram que fizeram “uma brincadeira”. Em setembro de 2004, ocorreu uma onda de ataques a mendigos em São Paulo, deixando seis mortos e nove feridos. Atualmente nas páginas dos jornais pode ser visto um verdadeiro massacre nas ruas de Maceió. Mais de trinta moradores de rua foram assassinados. Há suspeita de que um grupo de extermínio com envolvimento de policias possa estar praticando esses crimes.

                     

                     Esses crimes revelam uma face extremista, decorrente da intolerância. Essas vítimas são percebidas como lixo que devem ser varridos da sociedade. Há uma dessemelhança em relação ao outro. O praticante do ato não vê a vítima como semelhante e a seleciona em função de pertencer a esse grupo. É, portanto, um crime motivado pelo preconceito, pelo ódio. Crimes de ódio são assim caracterizados. São decorrentes de idéias racistas, discriminatórias, intolerantes...

                    

                     Não bastando todo o perigo de estar exposto nas ruas, a falta de compaixão e a presença da intolerância, pode deixar a vida nas ruas e calçadas do Brasil inexistente.

 

                         



Escrito por Anna Fernandes às 16h17
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Mulher, Arte e cultura, Livros
Histórico
Outros sites
  Blog Velho Tempo Novo
  Meu twitter
  UOL - O melhor conteúdo
  Revista Piauí
  Escola Virtual
  BOL - E-mail grátis
Votação
  Dê uma nota para meu blog